4 ENCONTRO DE EQUOTERAPIA DO IF GOIANO

11/08/2017 às 10:30 - SAÚDE

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em parceria com a Secretaria de saúde de Ceres, o Centro de Reabilitação e a Psicóloga Latife Nemetala Gomes, realizaram nesta quarta-feira, 09 de agosto, o quarto Dia de Campo de Equoterapia. O tema do dia de campo foi Equoterapia e Autista: dois mundos se encontrando.A metodologia primordial do ensino adotado pelo IF esta voltada para o ato de “aprender a fazer e fazer para aprender”. No enfoque mais moderno, esta metodologia e denominada de “formação baseada em competências”, sendo construída sob três pilares básicos: o saber ser, o saber aprender e o saber fazer.
Contamos com uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicopedagoga, psicóloga, assistente social, equitador, estagiários bolsistas e voluntários e auxiliar de serviços gerais. O programa Equoterapia, visa atender pessoas com deficiências e/ou com necessidades especiais da cidade de Ceres ou vale São Patrício. O evento contou com um dia cheio de palestras, apresentações, bate papo e mesa redonda.
O Centro de Equoterapia foi fundado em 2005 pela iniciativa do professor André Luiz Melo. O evento será desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ceres, Secretaria de Saúde, Sindicato Rural, SENAR e FAEG, IF-Goiano – Ceres.
Participaram ddo evento o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias Monteiro, o diretor-geral do Campus CeresCleiton Mateus, o prefeito de Ceres, Rafaell Melo, a coordenadora do Centro de Equoterapia do Campus Ceres, Sílvia dos Santos, o secretário municipal de Saúde de Ceres, José Alfredo Júnior, o presidente do Sindicato Rural de Ceres, Jalles Barreto, e a educadora física Ana Cristina Abreu, da Ande Brasil a coordenadora do Centro de Referencia em Reabilitação de Ceres Vanessa Lima .