Entre os dias 26 e 30 de setembro, 46 profissionais da área da Saúde, como psicólogos, psiquiatras e enfermeiros, participaram da capacitação “Manual de Intervenção na Saúde Mental na APS (MI – mhGAP)”. O curso ocorreu em Ceres e foi ofertado pela Universidade do Rio de Janeiro, dentro do projeto Saúde Mental na APS, em que participam vários municípios da Regional São Patrício I (Carmo do Rio Verde, Ceres, Ipiranga de Goiás, Itapaci, Rialma, Rubiataba).
Lançado pela OMS, o Manual de Intervenção na Saúde Mental é uma ferramenta técnica de baixo custo e alto impacto, que apresenta o manejo integrado dos transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas, por meio do uso de protocolos para a decisão clínica. A intenção é que os participantes possam atuar como multiplicadores do Manual, ministrando oficinas, palestras, reuniões, etc.
O projeto, de Planificação da Atenção à Saúde, é proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e envolve o próprio Conselho e a Regional São Patrício I. A planificação contempla várias etapas, entre eles o levantamento dos dados a fim de que se conheça a fundo a rede de Saúde Mental de cada localidade, suas fragilidades e pontos a melhorar.
.
Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Ceres